Comunicação, mudança social e movimento permacultural
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v21i41.929Palavras-chave:
comunicação, mudança social, movimento permacultural, comunidadeResumo
Este artigo propõe-se a discutir em que medida a comunicação voltada ao desenvolvimento e mudança social (Tufte, 2013; 2015) se conecta epistemicamente com pressupostos da permacultura e pode contribuir objetivamente para o movimento permacultural orientado por um senso comunitário. Traçamos um breve panorama das problemáticas associadas ao modelo de desenvolvimento capitalista e discutimos em que medida o movimento permacultural contribui para a constituição de um modelo alternativo ao desenvolvimento hegemônico. Verificamos a viabilidade da permacultura dentro uma ecologia de saberes (Santos, 2009) que engloba comunicação e desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).