Análise discursiva da negociação entre branquitude e trabalho doméstico em "Confinada"
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.950Palavras-chave:
Análise do Discurso, Branquitude, Trabalho Doméstico, Histórias em QuadrinhosResumo
Buscamos investigar como se dão as relações de poder, resistência e construção de verdade no diálogo das personagens da história em quadrinhos “Confinada", de Leandro Assis e Triscila Oliveira. Por meio da Análise Discursiva (AD) pela perspectiva foucaultiana, analisamos três tirinhas que abordam de forma expressiva questões centrais sobre a relação entre branquitude e trabalho doméstico. Por entendermos o discurso como produto e produtor de sentido e realidade, concluímos que os enunciados denunciam a manutenção de uma realidade social desigual e que ainda bebe à fonte da escravidão para manter privilégios estruturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).