A Transmetodologia como alternativa epistêmica para diálogo com saberes indígenas tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.959Palavras-chave:
Saberes Tradicionais Indígenas, Transmetodologia, DescolonizaçãoResumo
Este artigo pensa a perspectiva transmetodológica como alternativa epistêmica para a descolonização do pensamento comunicacional em pesquisas sobre Etnocomunicação Indígena. Levantamos problematizações sobre o status epistemológico dos saberes indígenas frente ao estatuto de cientificidade que ampara o conjunto de conhecimentos coloniais gerados desde as disciplinas acadêmicas. Ponderamos ainda, a necessidade de adoção dos saberes descolonizados em investigações sobre práticas de comunicação indígena. Os resultados desvelam a transmetodologia como corrente possível para reclamar um diálogo horizontal com as cosmologias indígenas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).