Media interventions como insurgências midiáticas nos territórios de vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.993Palavras-chave:
Media interventions, Insurgências midiáticas, Territórios de vulnerabilidade, Luta por reconhecimentoResumo
Data dos 1980 o uso de Media intervention em missões de paz da ONU para combater comunicações que fomentavam os conflitos. Nos últimos anos, ações de media intervention alcançaram outros contextos e áreas, da arte à política. Nessa perspectiva, o artigo objetiva buscar nas proposições teóricas e nas potencialidades práticas de media interventions caminhos para uma insurgência midiática nos territórios de vulnerabilidade social, amparada em preceitos decoloniais. Para isso, o artigo recorre à revisão da literatura nos três campos que compõem o referencial teórico, comunicação, filosofia política e geografia política, e um estudo de caso de media interventions na maior favela de São Paulo, Heliópolis, e seus resultados em outra comunidade, o Pós-Balsa, em outra cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).