PRODUCCIÓN COLABORATIVA EN DIRECTO COMO ALTERNATIVA: UNA EXPERIENCIA ACADÉMICA

Autores

  • Anto J. Benítez
  • Alejandro Melero
  • Miguel F. Labayen

Resumo

A vontade dos grupos hegemônicos de comunicação vem marcando a lista de temas a serem tratados nas transmissões ao vivo por parte do jornalismo audiovisual, devido, sobretudo, ao alto custo econômico desse tipo de produção. As tecnologias emergentes terão uma importante repercussão no que diz respeito à possibilidade de acesso aos formatos ao vivo. Grupos de interesses, que até agora não tinham cobertura ao vivo, poderão utilizá-la a partir da extensão do seu uso. Além disso, prevê-se também um impulso notável no entorno do jornalismo colaborativo.

Apresenta-se, aqui, a primeira experiência universitária que reproduz formatos audiovisuais televisivos para a sua emissão em páginas ou sites da internet, feitos a partir das imagens e sons produzidos com terminais de telefonia celular, obtidos e misturados com técnica multicâmera ao vivo, e transmitidos por meio da rede 3G. Este texto pretende, de um lado, explicar de forma esquemática a aplicação dessa tecnologia e, de outro, apresentar a experiência que foi realizada com os alunos de Comunicação Social da Universidade Carlos III, de Madrid. Esta experiência contou com o apoio da empresa de base tecnológica de recente criação - Youlive, vinculada ao Parque Científico de Madrid.

Downloads

Publicado

08.08.2011

Como Citar

BENÍTEZ, A. J.; MELERO, A.; LABAYEN, M. F. PRODUCCIÓN COLABORATIVA EN DIRECTO COMO ALTERNATIVA: UNA EXPERIENCIA ACADÉMICA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], n. 12, 2011. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/56. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicações Científicas / Comunicaciones Científicas