PRODUCCIÓN COLABORATIVA EN DIRECTO COMO ALTERNATIVA: UNA EXPERIENCIA ACADÉMICA
Resumen
A vontade dos grupos hegemônicos de comunicação vem marcando a lista de temas a serem tratados nas transmissões ao vivo por parte do jornalismo audiovisual, devido, sobretudo, ao alto custo econômico desse tipo de produção. As tecnologias emergentes terão uma importante repercussão no que diz respeito à possibilidade de acesso aos formatos ao vivo. Grupos de interesses, que até agora não tinham cobertura ao vivo, poderão utilizá-la a partir da extensão do seu uso. Além disso, prevê-se também um impulso notável no entorno do jornalismo colaborativo.
Apresenta-se, aqui, a primeira experiência universitária que reproduz formatos audiovisuais televisivos para a sua emissão em páginas ou sites da internet, feitos a partir das imagens e sons produzidos com terminais de telefonia celular, obtidos e misturados com técnica multicâmera ao vivo, e transmitidos por meio da rede 3G. Este texto pretende, de um lado, explicar de forma esquemática a aplicação dessa tecnologia e, de outro, apresentar a experiência que foi realizada com os alunos de Comunicação Social da Universidade Carlos III, de Madrid. Esta experiência contou com o apoio da empresa de base tecnológica de recente criação - Youlive, vinculada ao Parque Científico de Madrid.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).