PRÁTICAS DE LEITURA E SEUS REGISTROS NA INTERNET: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A HISTÓRIA DA LEITURA

Autores

  • Estefania Knotz Canguçu Fraga
  • Paulo Henrique Oliveira PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.643

Palavras-chave:

Práticas, Leitura, Fontes, Internet

Resumo

O artigo discute a ação de leitores que têm registrado o seu ato de ler na internet, e como esses registros tornam-se evidências de práticas de leitura e podem ser constituídos como fontes para o estudo da História da Leitura. São apresentadas discussões metodológicas acerca dessa questão partindo da historiografia sobre o Tempo Presente e, por fim, exibe-se uma possibilidade metodológica para análise do registro de leitores nas redes sociais.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Oliveira, PUC/SP

Historiador e professor no Colégio da PM de São Paulo, além de professor na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Mestre em História e especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC/SP. Publicou artigos e pesquisas sobre práticas de leitura.

Downloads

Publicado

23.12.2020

Como Citar

KNOTZ CANGUÇU FRAGA, E.; OLIVEIRA, P. H. PRÁTICAS DE LEITURA E SEUS REGISTROS NA INTERNET: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A HISTÓRIA DA LEITURA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 34, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i34.643. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/643. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social