A FICÇÃO SERIADA NEOPOLICIAL DAS MAJORS NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Luiza Lusvarghi Universidade de São Paulo

Resumo

Resumo:

A partir de 2000, na virada do milênio, surgem novos formatos na televisão aberta e, sobretudo, a cabo, resultantes de parcerias entre as majors e produtoras locais na América Latina, com destaque para México, Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Essa produção, em que se destacam as séries do gênero policial e de ação, pouco a pouco se coloca em contrapartida à tradicional telenovela, e é liderada por Fox e HBO. O objetivo deste artigo  é mapear essas novas estratégias midiáticas (Canclini, 2008) e compreender a contribuição dessa produção ao imaginário televisivo local, enquanto categoria social, e suas relações coma tradição do gênero (Mittell, 2004; Naremore, 2008; Krutnik, 2010).

PalaVras-chave: seriado policial; ficção seriada; gêneros televisuais; narrativas transculturais

Resumen:

A partir de 2000, en la entrada del milenio, surgen nuevos formatos en la televisión abierta y, sobre todo, a cabo, resultantes de alianzas entre las majors y productoras locales en América Latina, con destaque para México, Argentina, Brasil, Chile y Colombia. Esa producción, en que se destacan las series del género policial y de acción, poco a poco se coloca en contrapartida a la tradicional telenovela, y la lidera Fox y HBO. El objetivo de este artículo es mapear esas nuevas estrategias mediáticas (Canclini, 2008) ) y comprender la contribución de esa producción al imaginario televisivo local, como categoría social, y sus relaciones con la tradición del género (Mittell, 2004; Naremore, 2008; Krutnik, 2010).

Palabras clave: seriado policiaco; ficción seriada; géneros televisuales; narrativas transculturales.

Abstract:

Since 2000, at the turn of the millennium, new formats have emerged on broadcast television, especially cable, resulting from partnerships between major and local producers in Latin America, particularly Mexico, Argentina, Brazil, Chile and Colombia. These types of productions, led by Fox and HBO, which highlight police and action series, little by little start to challenge the place held by traditional soap operas. The purpose of this paper is to map these new media strategies (Canclini, 2008) and understand the contribution of these productions to the constructs of local television, as a social category, and their relations with the tradition of the genre (Mitell, 2004; Naremore, 2008; Krutnik, 2010).

Keywords: police series; serialized fiction; televisual genres; transcultural narratives.

 

Biografia do Autor

Luiza Lusvarghi, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo FASB (1977), em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC de São Paulo (1986), mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002), sobre MTV e Globalização, doutorado pela ECA-USP (2007), sobre Produção Audiovisual Brasileira e Globalização, e Pós-Doutorado pela UFPE, sobre audiovisual e estratégias das corporações de mídia no Nordeste. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudo dos Meios e da Produção Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: Gêneros Audiovisuais, Gêneros Jornalísticos, Ficção Seriada.

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Publicado

21.02.2014

Como Citar

LUSVARGHI, L. A FICÇÃO SERIADA NEOPOLICIAL DAS MAJORS NA AMÉRICA LATINA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 9, n. 17, 2014. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/89. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos / Artículos