A FICÇÃO SERIADA NEOPOLICIAL DAS MAJORS NA AMÉRICA LATINA
Abstract
Resumo:
A partir de 2000, na virada do milênio, surgem novos formatos na televisão aberta e, sobretudo, a cabo, resultantes de parcerias entre as majors e produtoras locais na América Latina, com destaque para México, Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Essa produção, em que se destacam as séries do gênero policial e de ação, pouco a pouco se coloca em contrapartida à tradicional telenovela, e é liderada por Fox e HBO. O objetivo deste artigo é mapear essas novas estratégias midiáticas (Canclini, 2008) e compreender a contribuição dessa produção ao imaginário televisivo local, enquanto categoria social, e suas relações coma tradição do gênero (Mittell, 2004; Naremore, 2008; Krutnik, 2010).
PalaVras-chave: seriado policial; ficção seriada; gêneros televisuais; narrativas transculturais
Resumen:
A partir de 2000, en la entrada del milenio, surgen nuevos formatos en la televisión abierta y, sobre todo, a cabo, resultantes de alianzas entre las majors y productoras locales en América Latina, con destaque para México, Argentina, Brasil, Chile y Colombia. Esa producción, en que se destacan las series del género policial y de acción, poco a poco se coloca en contrapartida a la tradicional telenovela, y la lidera Fox y HBO. El objetivo de este artículo es mapear esas nuevas estrategias mediáticas (Canclini, 2008) ) y comprender la contribución de esa producción al imaginario televisivo local, como categoría social, y sus relaciones con la tradición del género (Mittell, 2004; Naremore, 2008; Krutnik, 2010).
Palabras clave: seriado policiaco; ficción seriada; géneros televisuales; narrativas transculturales.
Abstract:
Since 2000, at the turn of the millennium, new formats have emerged on broadcast television, especially cable, resulting from partnerships between major and local producers in Latin America, particularly Mexico, Argentina, Brazil, Chile and Colombia. These types of productions, led by Fox and HBO, which highlight police and action series, little by little start to challenge the place held by traditional soap operas. The purpose of this paper is to map these new media strategies (Canclini, 2008) and understand the contribution of these productions to the constructs of local television, as a social category, and their relations with the tradition of the genre (Mitell, 2004; Naremore, 2008; Krutnik, 2010).
Keywords: police series; serialized fiction; televisual genres; transcultural narratives.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).