MARIA IMMACOLATA VASSALLO DE LOPES: UMA TRAJETÓRIA ACADÊMICA EXEMPLAR, NO ENLACE ENTRE A PESQUISA E O OBJETO POPULAR DA TELENOVELA

Autores

  • Alberto Efendy Maldonado UNISINOS
  • Richard Romancini Universidade de São Paulo
  • Maytê Ramos Pires UNISINOS

Resumo

Maria Immacolata Vassallo de Lopes Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; pós-doutorado na Universidade de Florença, Itália. Atualmente é professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, Teoria da Comunicação e Metodologiada Pesquisa em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: campo da comunicação, recepção da comunicação, ficção televisiva, metodologia da comunicação. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP. Criadora e coordenadora da rede de pesquisa internacional OBITEL-Observatório Ibero-Americanoda Ficção Televisiva e da rede de pesquisa OBITEL-Brasil. Foi representante da área de Comunicaçãono CNPq (2004-2007). Membro do Conselho Curador da INTERCOM como ex-presidenteda entidade. Presidente da IBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação (2012-2015). Membro de conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais. Diretora de MATRIZes, Revistado Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Publicou artigos e livros no país e no exterior em suas especialidades. É pesquisadora 1A do CNPq.

E-mail: immaco@usp.br

Biografia do Autor

Alberto Efendy Maldonado, UNISINOS

Cientista Social na área de Comunicação. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação UNISINOS (doutorado e mestrado, 2000-2012). Orientador de doutorado. Pós-doutor em Comunicação na Universidade Autônoma de Barcelona (2004-2005). Doutor em Ciências da Comunicação (USP) 1999.

Richard Romancini, Universidade de São Paulo

Coordenador do curso Mídias na Educação-SP (NCE/USP-UFPE), professor do curso de especialização em Educomunicação (CCA-ECA/USP), pesquisador do Centro de Estudos do Campo da Comunicação (CECOM) da ECA/USP, e doutor em Ciências da Comunicação (USP).

Maytê Ramos Pires, UNISINOS

Estudante de Comunicação Social habilitação em Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa “Coletivos culturais e espaço público midiatizado: configurações de usos, apropriações e produções de mídias em associações e grupos étnicos,” vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

Downloads

Publicado

21.02.2014

Como Citar

MALDONADO, A. E.; ROMANCINI, R.; PIRES, M. R. MARIA IMMACOLATA VASSALLO DE LOPES: UMA TRAJETÓRIA ACADÊMICA EXEMPLAR, NO ENLACE ENTRE A PESQUISA E O OBJETO POPULAR DA TELENOVELA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 9, n. 17, 2014. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/92. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Entrevista