MARIA IMMACOLATA VASSALLO DE LOPES: UMA TRAJETÓRIA ACADÊMICA EXEMPLAR, NO ENLACE ENTRE A PESQUISA E O OBJETO POPULAR DA TELENOVELA
Resumen
Maria Immacolata Vassallo de Lopes Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; pós-doutorado na Universidade de Florença, Itália. Atualmente é professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, Teoria da Comunicação e Metodologiada Pesquisa em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: campo da comunicação, recepção da comunicação, ficção televisiva, metodologia da comunicação. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP. Criadora e coordenadora da rede de pesquisa internacional OBITEL-Observatório Ibero-Americanoda Ficção Televisiva e da rede de pesquisa OBITEL-Brasil. Foi representante da área de Comunicaçãono CNPq (2004-2007). Membro do Conselho Curador da INTERCOM como ex-presidenteda entidade. Presidente da IBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação (2012-2015). Membro de conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais. Diretora de MATRIZes, Revistado Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Publicou artigos e livros no país e no exterior em suas especialidades. É pesquisadora 1A do CNPq.
E-mail: immaco@usp.br
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).