Uma rádio universitária reconfigurada
a experiência da emissora criada pelo educador Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1051Palavras-chave:
Rádio Paulo Freire, Rádio expandido, Pandemia, DesinformaçãoResumo
O artigo é um relato de experiência da rádio universitária brasileira Paulo Freire, que em 2023 completa 60 anos, analisando como ela se reconfigurou, reinventando suas rotinas profissionais, formatos e modos de circulação, para enfrentar a desinformação sobre a Covid-19. A emissora AM transbordou para as mídias sociais, convocou a audiência para compartilhar seus conteúdos, apostou em diferentes formatos e uniu forças com diversos grupos na luta contra a desinformação. O artigo também é um resgate histórico para que experiências como essa não se percam nas reflexões sobre o rádio, que se reconfigura, mantendo-se vivo e cada vez mais firme.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).