Apuração e curadoria no radiojornalismo local
um estudo sobre os gatewatchers na rádio Super Najuá FM
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1054Palavras-chave:
Gatewatching, Radiojornalismo local, Apuração Jornalística, CuradoriaResumo
O artigo discute, a partir da teoria de Gatewatching, de Bruns (2005; 2011), os processos de curadoria de informações dentro do radiojornalismo local. Para isso, busca-se por meio de metodologias quanti e qualitativas, com análise do programa e de entrevistas em profundidade, observar como é feita a curadoria dos conteúdos enviados pelos ouvintes ao programa “Meio Dia em Notícias” da emissora Super Najuá FM, observando os processos de curadoria e edição do radiojornalismo local. O artigo descreve a curadoria das participações e como estão incluídas no processo de apuração de notícias dos jornalistas, identificando os critérios instituídos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).