Rádios brasileiras e as redes sociais
estratégias, audiência e público (2020-2023)
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1057Palavras-chave:
Rádios, Redes sociais, Plataformização, BrasilResumo
Compreendendo o rádio como um veículo expandido (KISHINHEVSKY, 2016) e hipermidiático (LOPEZ, 2012), este artigo pretende analisar as principais estratégias utilizadas por cinco rádios do Brasil, por meio do site, das redes sociais e pelo canal You Tube em dois períodos - 1º e 14 de abril de 2020 e 28 de agosto a 9 de setembro de 2023: Rádio Gaúcha (RS), CBN do Rio de Janeiro (RJ), Rádio Clube de Pernambuco (PE), Rádio Difusora AM (AM) e Rádio Nacional AM (DF). Todas, de alguma forma, estão adaptadas à convergência digital e à plataformização para ampliar a audiência e fidelizar ouvintes.
Palavras-chave: Rádios; Redes Sociais; Plataformização; Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).