Fãs brasileiros de doramas sul-coreanos e k-dramaland

distinções culturais, alteridade e identidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i45.1100

Palavras-chave:

Doramas, Alteridade, Identidades, Fandom Brasileiro

Resumo

Distinções culturais relacionadas a alteridade (Merleau-Ponty, 2019; Trouillot, 2011) e identidades (Hall, 2016, 2019) integram o escopo teórico que direciona a presente pesquisa sobre recepção de doramas sul-coreanos por fãs brasileiros. Foi realizada pesquisa de campo com objetivo de observar hábitos, comportamentos e costumes entendidos como cultura sul-coreana e/ou como constitutivos da K-dramaland (Schulze, 2013). Resultados verificaram percepções culturais nas categorias: comportamento doméstico, relacionamentos amorosos e relações hierárquicas. O artigo conclui que os fãs, ao consumirem esses doramas, estabelecem apenas parcialmente a distinção entre o que seria cultura sul-coreana e o que seria criação da K-dramaland.

Biografia do Autor

Ligia Prezia Lemos, USP

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP, com Pós-doutorado pela mesma instituição.

Mariana Marques de Lima Pinheiro, USP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

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Publicado

23.07.2024

Como Citar

PREZIA LEMOS, L.; MARQUES DE LIMA PINHEIRO, M. Fãs brasileiros de doramas sul-coreanos e k-dramaland: distinções culturais, alteridade e identidades. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 45, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i45.1100. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1100. Acesso em: 22 dez. 2024.