Estratégias Comunicacionais De Um Repórter-Amador

Inovação Social Na Produção De Notícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1124

Palavras-chave:

Repórter-amador

Resumo

Este artigo analisa as estratégias comunicacionais empregadas por um repórter-amador pernambucano para divulgação de conteúdos informativos na comunidade em que vive e não priorizados pelas pautas dos conglomerados de comunicação. Para realizar esta investigação, toma-se, como aportes teórico e metodológico, os estudos de Lahire (2002; 2004; 2005; 2006) para uma sociologia à escala do indivíduo e também pesquisas sobre inovação social e desertos de notícias. Foi realizada uma entrevista em profundidade para reconstruir sua trajetória de vida e abordar a formação de novos arranjos comunicativos. Por fim, considera-se que a atuação do repórter-amador contribui para a inovação social a partir da superação dos desertos de notícias.  

Biografia do Autor

Diego Gouveia, UFPE

Professor do Núcleo de Design e Comunicação e da Pós-graduação em Comunicação e Inovação Social do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

Sheila Borges, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste e da Pós-graduação em Comunicação e Inovação Social da Universidade Federal de Pernambuco.

Rodrigo Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Núcleo de Design e Comunicação e da Pós-graduação em Comunicação e Inovação Social do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

11.12.2024

Como Citar

GOUVEIA MOREIRA, D.; BORGES DE OLIVEIRA, S.; MIRANDA BARBOSA, R. Estratégias Comunicacionais De Um Repórter-Amador: Inovação Social Na Produção De Notícias. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 46, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i46.1124. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1124. Acesso em: 21 dez. 2024.