O Trabalho Formal Da Comunicação Na Indústria Criativa Do Rio Grande Do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1134Resumo
O artigo analisa a atuação de trabalhadores formais da comunicação na Indústria Criativa (IC) a partir do recorte territorial do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Metodologicamente, utilizaram-se os microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) dos anos entre 2012 e 2021. Os resultados apontam para um aumento de 40,5% nos postos formais de trabalho de comunicação no setor, remuneração média de 2,96 salários-mínimos e representatividade de 60% de mulheres comunicadoras na IC contra 40% dos homens; porém, a remuneração média das mulheres 6,5% inferior à remuneração média dos homens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).