Trabalho Por Plataformas e Migrações Contemporâneas

O Migrante Influenciador Como Caso de Estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1135

Palavras-chave:

influenciadores digitais, trabalho por plataformas, migração, visibilidade

Resumo

Este artigo propõe-se a compreender de que forma o trabalho como influenciador digital se constitui como um meio de negociação de pertencimento para migrantes venezuelanos no Brasil e o que isso nos diz sobre sua inserção sociolaboral. A reflexão é guiada por uma discussão teórica que entrelaça as migrações contemporâneas a questões conceituais que envolvem comunicação e trabalho no contexto do capitalismo de plataformas, culminando com a análise de entrevistas e observações etnográficas. Conclui-se que os migrantes são submetidos a condições de trabalho precário e mal remunerado em troca de visibilidade nas redes sociais.

Biografia do Autor

Júlia Lyra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: juulialyra@gmail.com

Sofia Zanforlin, Universidade Federal de Pernambuco

Docente no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: sofia.zanforlin@ufpe.br

Downloads

Publicado

11.12.2024

Como Citar

LYRA, J.; ZANFORLIN, S. Trabalho Por Plataformas e Migrações Contemporâneas: O Migrante Influenciador Como Caso de Estudo. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 46, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i46.1135. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1135. Acesso em: 21 dez. 2024.