Trabalho Publicitário Plataformizado
Lógicas Refletidas No Habitus Profissional Da Publicidade
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1146Palavras-chave:
Plataformização, Trabalho publicitário, Habitus publicitário, Campo publicitárioResumo
O presente estudo constitui um recorte teórico da dissertação intitulada "Cartografia das lógicas de plataformização do trabalho publicitário" e oferece uma visão panorâmica dos resultados encontrados na pesquisa, destacando as lógicas de plataformização refletidas no habitus publicitário. O objetivo central é mapear aspectos do trabalho publicitário, utilizando os conceitos de campo e habitus de Pierre Bourdieu (1989), contrastando-os com as três dimensões da plataformização propostas por Poell, Nieborg e Van Dijck (2019): [1] infraestrutura de dados, [2] mercados multilaterais e [3] governança, identificando ressignificações nas práticas publicitárias e no habitus profissional. Adotando a cartografia como método, utilizamos a triangulação de técnicas que envolve pesquisa de estado da arte, pesquisa documental e entrevistas em profundidade para identificar e apresentar 12 lógicas que revelam a influência da plataformização no trabalho publicitário e as transformações que atualizam aspectos do habitus de profissionais da área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).