Editar “o ideal da beleza e do carácter” em Portugal: a Colecção Azul da Romano Torres

the colecção azul by Romano Torres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i47.1191

Resumo

Nos anos 1930, a editora portuguesa Romano Torres, pela mão do seu editor mais relevante, Carlos Bregante Torres, iniciou a publicação da Colecção Azul, de literatura categorizada como sentimental, destinada sobretudo a um público feminino. Os livros eram na sua larga maioria de origem francesa, com duas autoras como figuras principais: Max du Veuzit e Magali. Tendo sido a série de livros que maior sucesso conheceu na história da Romano Torres, a Colecção Azul foi das que mais importância teve no catálogo da editora e foi seguramente a que mais influenciou a sua saúde financeira.

Biografia do Autor

Nuno Medeiros, Universidade de Lisboa

Nuno Medeiros é Professor Auxiliar no Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), sendo docente do Departamento de História e da Área de Literaturas, Artes e Culturas. É licenciado em Sociologia, mestre em Sociologia Histórica e doutor em Sociologia da Cultura, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador integrado do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEComp). Tem-se especializado em termos de pesquisa no estudo sociológico e histórico do livro, da edição, da livraria, da leitura e da cultura e comunicação impressas e digitais. Entre os seus interesses de investigação destacam-se ainda o estudo do património, indústrias e práticas culturais, incluindo a produção e circulação dos produtos culturais.

Downloads

Publicado

11.02.2025

Como Citar

MEDEIROS, N. Editar “o ideal da beleza e do carácter” em Portugal: a Colecção Azul da Romano Torres: the colecção azul by Romano Torres. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 47, 2025. DOI: 10.55738/alaic.v23i47.1191. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1191. Acesso em: 22 fev. 2025.