AS TRÊS PALAVRAS DIVINAS: NARRAÇÃO, FOCALIZAÇÃO E ISOTOPIAS NO PROGRAMA DE TV CENA ABERTA

Autores

  • Luiz Antonio Mousinho Magalhães Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Ficção televisiva, narrador.

Resumo

Resumo

O artigo busca discutir aspectos do programa de TV Cena aberta, que teve direção geral de Jorge Furtado, trazendo especialmente um exercício de análise e interpretação do especial “As três palavras divinas”, baseado na obra de Leon Tolstói. Os mecanismos de produção de sentido propostos pelo episódio deverão ser investigados através da observação de aspectos como a focalização, a presença de elementos isotópicos e aspectos teóricos e analíticos relacionados ao estatuto o narrador e à narração, bem como às relações entre ficção audiovisual e literária.

Palavras-chave: Ficção Televisual; Focalização; Narrador; Processos Tradutórios.

 

Abstract

The article seeks to discuss aspects of the  Cena aberta (Open scene) TV show, which was directed by Jorge Furtado, providing particularly an exercise of analysis and construal of the special show “As três palavras divinas” (The three divine words), based on the work of Leon Tolstói. The mechanisms of production of meaning proposed by the show will be investigated through the observation of aspects such as the focalization, the presence of isotopic elements and the theoretical and analytical aspects related to the statute, the narrator and the narration, as well as relationships between audiovisual and literary fiction. 

Keywords: Television Fiction; Focalization; Narrator; Translation Processes.

 

Resumen

El artículo busca discutir aspectos del programa televisivo Cena aberta, bajo la dirección general de Jorge Furtado, haciendo un ejercicio de análisis e interpretación de la realización del especial “Las tres palabras divinas”, basadas en la obra de León Tolstói. Los mecanismos de producción de sentido propuestos por el programa deberán ser investigados por medio de la observación de aspectos tales como la focalización, la presencia de elementos isotópicos y aspectos teóricos y analíticos relacionados con el estatuto, al narrador a la narración, así como a las relaciones entre ficción audiovisual y literaria. 

Palabras clave: Ficción televisiva; Focalización; Narrador; Procesos de traducción.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Mousinho Magalhães, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Luiz Antonio Mousinho é professor Associado III do Departamento de Comunicação e da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba – PPGL/ UFPB. Desenvolve pesquisa junto ao CNPq (PQ) sobre análise e recepção de ficção audiovisual. Coordena o Grupo de Pesquisa Sobre Ficção e Produção de Sentido.

Downloads

Publicado

04.01.2017

Como Citar

MAGALHÃES, L. A. M. AS TRÊS PALAVRAS DIVINAS: NARRAÇÃO, FOCALIZAÇÃO E ISOTOPIAS NO PROGRAMA DE TV CENA ABERTA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 13, n. 24, 2017. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/248. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres / Artículos libres