FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE MARKETING: AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS FORMATIVOS DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A formação do profissional de marketing no Brasil está difusa entre os cursos de Administração, de Comunicação e de Tecnologia em Marketing. O objetivo do artigo foi compreender os processos formativos dos cursos superiores de Marketing em face das demandas profissionais requeridas pelo mercado. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratório- descritiva e teve abordagem qualitativa e quantitativa. A primeira fase da pesquisa, de delineamento documental, consistiu na análise curricular dos cursos oferecidos por Instituições de Ensino superior no município de São Paulo. Em sequência, foram conduzidas entrevistas com profissionais de marketing de nível gerencial, com o intuito de identificar as demandas de formação de profissionais de marketing sob a ótica do mercado. Como resultado deste estudo, obteve-se uma perspectiva clara das lacunas na formação do egresso, bem como o conjunto de competências profissionais requeridas pelo mercado. Tal aspecto reflete a falta de pontes entre academia e mercado, o que resulta na compreensão parcial do papel da universidade por parte dos profissionais.
Palavras-chave: Marketing; Formação superior; educação Profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).