AS MEDIAÇÕES COMUNICATIVAS DA CULTURA E SUA APLICABILIDADE NA ESCOLA E COM AS JUVENTUDES
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v15i29.493Resumo
O artigo propõe a aplicabilidade teórico-metodológica do mapa das mediações de Martín-Barbero (2003) no espaço da escola e com as juventudes do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba-PR). A metodologia articula observação participante, entrevista, grupos de discussão e análise no Facebook. A diversidade dos modos de ser jovem entrelaçadas ao cotidiano do colégio constituem práticas sociais vinculadas ao eixo comunicação-cultura-política. O estudo aponta que, para que essas práticas ganhem expressividade, os alunos as comunicam por meios e plataformas que carregam em sua materialidade e significações as mediações comunicativas da cultura. PALAVRAS-CHAVE: COMUNICAÇÃO; MEDIAÇÕES; MARTÍN-BARBERO; JUVENTUDE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).