STELLA GIBSON: LUMINESCÊNCIA NA ESCURIDÃO INVISÍVEL

Autores

  • Karina Gomes Barbosa
  • Rafael Pereira Francisco

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v17i31.556

Resumo

A partir de uma sustentação teórico-metodológica feminista, executamos uma análise
fílmica sobre a produção britânica “The Fall”, para elucidarmos a construção dos olhares
cinemáticos e como eles são acionados e utilizados para sujeitar os corpos das mulheres
em produções audiovisuais. Nossa análise crítica se ancora nos estudos feministas do
audiovisual e nos estudos televisivos, bem como nas teorias do cinema. A partir do
mergulho em duas sequências, demonstramos como Stella Gibson desarticula os três olhares
fílmicos, sedimentados e tecnizados por ângulos androcêntricos, e, a partir dessa incursão,
constituindo-se como sujeito do seu próprio desejo.

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Publicado

13.12.2019

Como Citar

GOMES BARBOSA, K.; PEREIRA FRANCISCO, R. STELLA GIBSON: LUMINESCÊNCIA NA ESCURIDÃO INVISÍVEL. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 17, n. 31, 2019. DOI: 10.55738/alaic.v17i31.556. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/556. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social