STELLA GIBSON: LUMINESCÊNCIA NA ESCURIDÃO INVISÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v17i31.556Resumen
A partir de uma sustentação teórico-metodológica feminista, executamos uma análise
fílmica sobre a produção britânica “The Fall”, para elucidarmos a construção dos olhares
cinemáticos e como eles são acionados e utilizados para sujeitar os corpos das mulheres
em produções audiovisuais. Nossa análise crítica se ancora nos estudos feministas do
audiovisual e nos estudos televisivos, bem como nas teorias do cinema. A partir do
mergulho em duas sequências, demonstramos como Stella Gibson desarticula os três olhares
fílmicos, sedimentados e tecnizados por ângulos androcêntricos, e, a partir dessa incursão,
constituindo-se como sujeito do seu próprio desejo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).