SIGNIFICADOS DA "DIGITALIZAÇÃO" OU DE UM PARADOXAL ESTADO ENTRE MATERIALIDADE E IMATERIALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.635Palavras-chave:
Digitalização, Algoritmos, Materialidade, ImaterialidadeResumo
A hipertrofia da presença das tecnologias digitais nos mais variados campos da vida social sugere a necessidade de discuti-las para além de seus usos ou aplicações especificamente práticos ou técnicos. A partir de uma abordagem teórica, este artigo propõe chaves de leitura que nos ajudem a compreender o que aqui definimos como "digitalização". Depois de apresentar acepções do termo e de sustentar porque dele nos valemos neste texto, passamos propriamente a nossa definição do que seria "digitalizar" algo, processo que parece articular, de modo particular, uma "intermediária" e "problemática" relação entre materialidade e imaterialidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).