SIGNIFICADOS DA "DIGITALIZAÇÃO" OU DE UM PARADOXAL ESTADO ENTRE MATERIALIDADE E IMATERIALIDADE

Authors

  • Eli Borges Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.635

Keywords:

Digitalização, Algoritmos, Materialidade, Imaterialidade

Abstract

A hipertrofia da presença das tecnologias digitais nos mais variados campos da vida social sugere a necessidade de discuti-las para além de seus usos ou aplicações especificamente práticos ou técnicos. A partir de uma abordagem teórica, este artigo propõe chaves de leitura que nos ajudem a compreender o que aqui definimos como "digitalização". Depois de apresentar acepções do termo e de sustentar porque dele nos valemos neste texto, passamos propriamente a nossa definição do que seria "digitalizar" algo, processo que parece articular, de modo particular, uma "intermediária" e "problemática" relação entre materialidade e imaterialidade.

 

Author Biography

Eli Borges Junior, Universidade de São Paulo

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição e em Filosofia pela FFLCH/USP. Foi bolsista de doutorado da FAPESP (Bolsa no País: Processo n. 2016/03588-7), com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Atua como pesquisador no Centro Internacional de Pesquisa Atopos USP.

Published

12/23/2020

How to Cite

BORGES JUNIOR, E. SIGNIFICADOS DA "DIGITALIZAÇÃO" OU DE UM PARADOXAL ESTADO ENTRE MATERIALIDADE E IMATERIALIDADE. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 34, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i34.635. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/635. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social