PRÁTICAS DE LEITURA E SEUS REGISTROS NA INTERNET: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A HISTÓRIA DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.643Palavras-chave:
Práticas, Leitura, Fontes, InternetResumo
O artigo discute a ação de leitores que têm registrado o seu ato de ler na internet, e como esses registros tornam-se evidências de práticas de leitura e podem ser constituídos como fontes para o estudo da História da Leitura. São apresentadas discussões metodológicas acerca dessa questão partindo da historiografia sobre o Tempo Presente e, por fim, exibe-se uma possibilidade metodológica para análise do registro de leitores nas redes sociais.
Downloads
Publicado
23.12.2020
Como Citar
KNOTZ CANGUÇU FRAGA, E.; OLIVEIRA, P. H. PRÁTICAS DE LEITURA E SEUS REGISTROS NA INTERNET: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A HISTÓRIA DA LEITURA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 34, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i34.643. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/643. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).