Sistema de mídia vs. accountability: mensurando barreiras ao media opening
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v21i39.789Palavras-chave:
media opening; mídia e democracia; qualidade da democraciaResumo
Este artigo investiga a relação entre sistemas de mídia e contexto político, guiado pelo problema: como barreiras ao media opening se relacionam com qualidade da democracia? Com base no modelo explicativo de Hughes e Lawson (2002), testou-se a relação entre contexto político e o que a literatura aponta como barreiras ao fenômeno media opening. A base de dados utilizada diz respeito a um levantamento populacional da Freedom House e do The World Bank Group que reúne informações sobre 194 países. Os resultados confirmaram empiricamente a previsão teórica: influência econômica, legal e política sobre a mídia, enquanto barreiras a sistemas de mídia mais abertos e independentes, são variáveis fortemente associadas a déficit de accontability.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).