Algoritmo e (in)visibilidades: consumo midiatizado no movimento minimalista no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v21i41.932Palavras-chave:
minimalismo no Instagram; algoritmo; consumo midiatizado; consumo conscienteResumo
Por princípio, o minimalismo visa diminuir o consumo desenfreado com foco na sustentabilidade emocional, financeira e ambiental. Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre como as diferentes perspectivas de midiatização operam no processo minimalista, na esfera do consumo consciente no Instagram. Metodologicamente, contamos com a pesquisa empírica, com leitura flutuante e mapeamento de conteúdo da principal hashtag do perfil @seja.minimalista, além da articulação teórica sobre midiatização, consumo, algoritmo e (in)visibilidades do processo. Paradoxalmente, os resultados apontam para priorização de conteúdos relacionados ao consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).