Decoloniality in Comics

an Afrofuturist vision of Contos dos Orixás

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.962

Keywords:

Afrofuturism, Comics, Decoloniality, Postcolonial Studies

Abstract

Afrofuturism is proposed as a reading key to point out Contos dos Orixás, by Hugo Canuto as a decolonial expression. The publication assimilates a cultural element – the style of comic artist Jack Kirby – to draw the mythology of the orixás from a Brazilian perspective of Yorùbá culture. The methodology applies Simas’ and Rufino’s “cruzo” to articulate Afrofuturism, Design, and Cultural Studies in an analysis that deals with knowledge from what Grosfoguel understands as the subalternized side of the colonial difference. It is concluded that Yorùbá iconography was updated in the cruzo with Kirby’s futuristic design from Afro-Brazilian elements

Author Biographies

Edmilson Forte Miranda Jr, Universidade de Aveiro

Doutorando em Estudos Culturais pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, em Portugal, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2008) e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição (2013). Investigou o conceito de dispositivo associados ao processo artístico em uma instalação interativa. Trabalha com a Criatividade no processo artístico e atualmente está pesquisando Afrofuturismo e discursos decoloniais em bandas desenhadas brasileiras. Foi membro fundador do Projeto Balbucio (2003-2011), coletivo de artistas dedicados à pesquisa e desenvolvimento de projetos de arte contemporânea. Também trabalhou como Professor Associado dos cursos de Comunicação e Design da UniFanor, de 2014 a 2019. É membro do Laboratório de Pesquisa em Corpo, Comunicação e Arte - Licca, grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará no Brasil. É também investigador associado ao Projeto de Investigação: Indústrias de Cultura e Cultura de Massas vinculado ao Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

David Callahan, Universidade de Aveiro

David Callahan fez o doutoramento na University College London, com a tese “A Resposta do Mundo Literário Inglês à Literatura Espanhola, 1909-1939”, após estudos na Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Publicou artigos sobre questões pós-coloniais em várias revistas internacionais de prestígio, e diversos capítulos de livros sobre temas tão variados como a Literatura Indígena Norteamericana, CSI e o cinema na África do Sul. Foi presidente da Associação Europeia de Estudos sobre a Austrália, e editor da revista online dessa associação. Presentemente, a sua investigação incide sobre o processamento da história de Timor-Leste em diferentes discursos. Mais recentemente, começou a debruçar-se sobre os discursos pós-coloniais nos videojogos. As suas orientações de teses focam-se sobre vários assuntos pós-coloniais, e ligados a diversos países, sobre cinema e televisão, assim como videojogos.

Published

08/07/2023

How to Cite

FORTE MIRANDA JR, E.; CALLAHAN, D. Decoloniality in Comics: an Afrofuturist vision of Contos dos Orixás. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 42, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i42.962. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/962. Acesso em: 20 may. 2024.