La Decolonialidad en el Cómic

una visión afrofuturista de Contos dos Orixás

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.962

Palabras clave:

Afrofuturismo, Cómics, Decolonialidad, Estudios Postcoloniales

Resumen

El afrofuturismo se propone como clave de lectura para señalar Contos dos Orixás, de Hugo Canuto como expresión decolonial. La publicación asimila un elemento cultural – el estilo del dibujante de cómics Jack Kirby – para dibujar la mitología de los orixás en una perspectiva brasileña de la cultura Yorùbá. La metodología aplica el “cruzo” de Simas y Rufino para articular Afrofuturismo, Diseño y Estudios Culturales en un análisis que aborda el conocimiento desde lo que Grosfoguel entiende como el lado subalternizado de la diferencia colonial. Se concluye que la iconografía Yorùbá fue actualizada en el cruzo con el diseño futurista de Kirby a partir de elementos afrobrasileños.

Biografía del autor/a

Edmilson Forte Miranda Jr, Universidade de Aveiro

Doutorando em Estudos Culturais pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, em Portugal, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2008) e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição (2013). Investigou o conceito de dispositivo associados ao processo artístico em uma instalação interativa. Trabalha com a Criatividade no processo artístico e atualmente está pesquisando Afrofuturismo e discursos decoloniais em bandas desenhadas brasileiras. Foi membro fundador do Projeto Balbucio (2003-2011), coletivo de artistas dedicados à pesquisa e desenvolvimento de projetos de arte contemporânea. Também trabalhou como Professor Associado dos cursos de Comunicação e Design da UniFanor, de 2014 a 2019. É membro do Laboratório de Pesquisa em Corpo, Comunicação e Arte - Licca, grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará no Brasil. É também investigador associado ao Projeto de Investigação: Indústrias de Cultura e Cultura de Massas vinculado ao Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

David Callahan, Universidade de Aveiro

David Callahan fez o doutoramento na University College London, com a tese “A Resposta do Mundo Literário Inglês à Literatura Espanhola, 1909-1939”, após estudos na Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Publicou artigos sobre questões pós-coloniais em várias revistas internacionais de prestígio, e diversos capítulos de livros sobre temas tão variados como a Literatura Indígena Norteamericana, CSI e o cinema na África do Sul. Foi presidente da Associação Europeia de Estudos sobre a Austrália, e editor da revista online dessa associação. Presentemente, a sua investigação incide sobre o processamento da história de Timor-Leste em diferentes discursos. Mais recentemente, começou a debruçar-se sobre os discursos pós-coloniais nos videojogos. As suas orientações de teses focam-se sobre vários assuntos pós-coloniais, e ligados a diversos países, sobre cinema e televisão, assim como videojogos.

Publicado

07.08.2023

Cómo citar

FORTE MIRANDA JR, E.; CALLAHAN, D. La Decolonialidad en el Cómic: una visión afrofuturista de Contos dos Orixás. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 42, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i42.962. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/962. Acesso em: 22 dic. 2024.