Photojournalism: challenges and routines of professionals in the interior of Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1116

Keywords:

Photojournalism; Maranhão; Market; Crisis.

Abstract

This research seeks to understand the market and the challenges of photojournalism. To do this, we sought to investigate the perspective of professionals who work in Maranhão, a state in the Northeast of Brazil. The scope includes the Capital, São Luís; and the second largest city, Imperatriz. In total, 18 people with different profiles were interviewed in order to understand the main difficulties and how they see the profession. The main results do not differ much from what has been identified in broader research in other regions, highlighting the precariousness of journalists' work as a whole, but especially in some Brazilian locations

Author Biographies

Thaísa Bueno, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2007), doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), professora adjunta no curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão. É coordenadora do grupo de pesquisa Gciber (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura) e integrante do Ciberjor (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo), em parceria com a UFMS, e parte da comissão organizadora do Congresso Internacional em Ciberjornalismo que em 2017 fez oito anos. Atualmente é coordenadora do programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação na UFMA de Imperatriz. 

Rosana Barros , UFMA

Jornalista, Historiadora e Técnica Multimídia da Universidade Federal do Maranhão. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Especialista em MBA de Direção de Arte para TV, Cinema e Vídeo (2017). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz (2013) e em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Maranhão (2011). Servidora Pública, integra a equipe que técnicos do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz. Tem experiência as áreas de fotografia, rádio, TV e design.

Juliana Teixeira, UFPI

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Salvador/Brasil) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal), por meio do regime de co-tutela entre as duas instituições. Realizou entre 2016 e 2018 estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Piauí, onde, atualmente, é professora do Departamento de Comunicação Social. Também é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. É líder do grupo de pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII - www.joiiufpi.com.br). Integra, ainda, como pesquisadora colaboradora externa, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL-UFBA) e o Grupo de Pesquisa Práxis no Jornalismo (PráxisJor-UFC). Compõe a atual diretoria da COMPÓS (2023-2025), como tesoureira. Já coordenou o GT Estudos Interdisciplinares em Comunicação da INTERCOM Junior (2021-2023), o Núcleo Piauí do Projeto ARBOControl (UNB - 2021/2022) e o GT Economia Política do Jornalismo (2020-2022) da ULEPICC-BR. Integrou a Diretoria de Imprensa e Divulgação da Associação de Docentes da UFPI (ADUFPI), na gestão de 2022 a 2024. Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza pesquisas acadêmicas nas áreas de jornalismo digital, plataformas sociais digitais, dispositivos móveis, jornalismo audiovisual na internet e telejornalismo, e já atuou profissionalmente no campo da assessoria de comunicação.

Published

12/11/2024

How to Cite

BUENO, T.; BARROS , R.; TEIXEIRA, J. Photojournalism: challenges and routines of professionals in the interior of Brazil. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 46, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i46.1116. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1116. Acesso em: 22 dec. 2024.