Comunicación estratégica: Matrices de datos en la Investigación Enactiva
Abstract
Resumen:
Este trabajo presenta los elementos típicos en las matrices de datos de los proyectos de investigación comunicacional enactiva que se desarrollan en la Escuela de Comunicación Estratégica de Rosario. Incluye a las estrategias comunicacionales como dispositivos de interpelación de la heterogeneidad presente en la situación, considerando la fractalidad de lo social y la multidimensionalidad de lo comunicacional, a partir del reconocimiento de marcas de racionalidad comunicacional, matrices socioculturales y mediaciones como autodispositivos colectivos y de la articulación de saberes como cuestión nodal paralos nuevos paradigmas comunicacionales. Expone casos en los que se ha aplicado esta metodología en diferentes proyectos de investigación.
Palabras clave : Comunicación Estratégica; Fluido; Metodología; Autodispositivos Colectivos.
Abstract:
This article presents the basic elements of enactive communication projects developed at the Strategic Communication School of Rosario. It includes communicational strategies as heterogeneity’s interpellation devices, considering the fractality of the social and the multidimensionality of the communicational. It is based on the recognition of communicational rationality marks, socio-cultural matrices, and knowledge articulation as a key point to communicational new paradigms. It displays cases in which this methodology has been
applied in different research projects.
Keywords: Strategic Communication; Fluid; Methodology; Collective Auto-Devices.
Resumo:
Este trabalho apresenta os elementos típicos em matrizes de dados dos projetos de pesquisa de comunicação enactiva que son desenvolvidos na Escola de Comunicação Estratégica de Rosario (Argentina). Inclui as estratégias de comunicação como dispositivos de interpelação da heterogeneidade presente na situação, tendo em conta a fractalidade social e multidimensionalidade do comunicacional, a partir do reconhecimento de marcas da racionalidade comunicacional, matrizes socioculturais y mediações como auto-dispositivos coletivos e a articulação do conhecimento como uma questão nodal para os novos paradigmas de comunicação. Expõe casos em que esta metodologia foi aplicada em diferentes projetos de pesquisa.
Palavras -chave : Comunicação Estratégica ; Fluido ; Metodologia ; Autodispositivos Coletivos .
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).