ANTONIO PASQUALI. HACIA UNA NUEVA COMPRENSIÓN COMUNICATIVA
Abstract
Resumen
Esta monografía sintetiza las principales obras de Antonio Pasquali al vincularlas con sus esfuerzos para institucionalizar el estudio de la comunicación en Latinoamérica. Resume y jerarquiza valoraciones de diversos lectores sobre las premisas que fundamentan el pensamiento crítico del autor de Comprender la comunicación. Con el estilo polifónico de un perfil, explica la distinción comunicación-información como el objeto de estudio sustantivo de un proyecto que buscó concretar una teoría ética del quehacer comunicacional como un proceso de diálogo, o un consaber, caracterizado por su base humana antes que por los artificios de la técnica.
Palabras clave: Escuela de Frankfurt; comunicación; información; consaber; utopía comunicacional; ética.
Abstract
This monograph summarizes the main works by Antonio Pasquali by linking his efforts to institutionalize the study of communication in Latin America. It summarizes and ranks the valuations of a number of readers of the premises that provide grounds for the critical thinking of the author of “Understanding communication”. With the polyphonic style of a profile, he explains the communication-information distinction as the subject-matter of a substantive study of a project that sought to specify an ethical theory of the communication work as a process of dialogue, or as a general knowledge, characterized by its human base rather than by technique artifices.
Keywords: Frankfurt School; communication; information; general knowledge; communication utopia; ethics.
Resumo
Esta monografia sintetiza as principais obras de Antonio Pasquali ao vincular com seus esforços para institucionalizar o estudo da comunicação na América Latina. Resume e hierarquiza valorações de diversos leitores sobre as premissas que fundamentam o pensamento crítico do autor de “Compreender a comunicação”. Com o estilo polifônico de um perfil, explica a distinção comunicação-informação como o objeto de estudo substantivo de um projeto que procurou especificar uma teoria ética do trabalho de comunicação como um processo de diálogo, ou um consaber, caracterizado por sua base humana que pelos artifícios da técnica.
Palavras-chave: Escola de Frankfrut; comunicação; informação; consaber; utopia de comunicação; ética.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).