ESCOLA, TABLET* E VÍNCULOS SOCIAIS
Abstract
O plano CEIBAL, ao ritualizar a forma da utilização do computador, por meio de atividades pedagógicas que preveem o trabalho colaborativo, em grupo e de forma presencial, consegue orientar a forma de apropriação, definindo a importância dos vínculos e do corpo na aprendizagem. Esta forma de estar no mundo alimenta a sociabilidade e a empatia, além do sentimento de comunidade e de grupo. O CEIBAL é uma politica de inclusão digital e social do governo uruguaio. Para esta análise, utilizamos as noções da Teoria dos Meios de Pross, de vinculação de Baitello Jr., e a Teoria da Abstração de Flusser. Palavras-chave: corPo; vínculos sociais; Teoria dos Meios; escalada da absTração.Downloads
Published
09/19/2017
How to Cite
BAITELLO JR., N.; NAVARRETE, H. M. C. ESCOLA, TABLET* E VÍNCULOS SOCIAIS. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 14, n. 26, 2017. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/410. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos / Artículos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).