NOVOS LETRAMENTOS E ATIVISMO: APRENDIZAGENS FORMAL E INFORMAL NAS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS EM SÃO PAULO
Abstract
Observar a relação entre o conhecimento requerido pelos jovens para a produção de mídia no contexto das ocupações de escolas públicas em São Paulo em 2015 e o que eles aprendem na escola é o objetivo principal deste trabalho. Utilizamos o conceito de política participativa (Jenkins, 2016) para a análise dos novos letramentos digitais, percebendo nas entrevistas, no grupo focal e nas postagens, as práticas juvenis de ativismo como mecanismo de resistência (Carpentier, 2011). Conclui-se que os conhecimentos escolares são utilizados indiretamente nas práticas midiáticas, mas os aprendizados tecnológicos se dão no contexto informal de socialização.
Palavras-chave: Novos letrameNtos Digitais; tecNologias; JuveNtuDe; eDucação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).