NO BRASIL, O ENSINO UNIVERSITÁRIO DE JORNALISMO RETOMA A IDENTIDADE COM A PROFISSÃO
Abstract
Este artigo apresenta e discute a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Jornalismo, regulamentadas no Brasil em 2013. Inicialmente, historia o processo em que o ensino de jornalismo retoma a identidade com a profissão, com o desmembramento dos anteriores cursos de Comunicação Social. Em seguida, resume os principais indicativos das novas diretrizes curriculares nacionais. Por fim, apresenta o debate sobre a questão do ensino profissional no interior da área acadêmica como um reflexo do “conflito das faculdades” que convivem no campo da Comunicação.
Palavras-chave: Ensino de Jornalismo; Brasil; DiretrIzes Curriculares; Conflito Das faculdades
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).