UMA FORMAÇÃO INOVADORA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ASPECTOS DA LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DA USP
Abstract
O artigo apresenta aspectos da formação em nível superior da Licenciatura em Educomunicação criada com o objetivo de atender à demanda social por um novo profissional no campo da Comunicação, o educomunicador. Trata-se de preparar um profissional especializado em comunicação social expressamente atento aos fenômenos oriundos da interface entre comunicação e educação, e, sobretudo, comprometido com a comunicação como direito e como prática educativa. As habilidades, as competências e os conhecimentos necessários ao educomunicador traçaram diretrizes para o desenho do projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), que, desde sua criação em 2011, recebe anualmente 30 estudantes interessados nessa formação. No presente artigo, são enfatizados aspectos referentes à sua composição curricular e ao perfil do alunado que vem se desenhando desde a inauguração da licenciatura, buscando, ao mesmo tempo, realizar uma breve reflexão em torno dos eixos epistemológico e prático com base nos aspectos acima mencionados e enfatizar o caráter inovador da Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP.
Palavras-chave: educomunicação, licenciatura, formação superior, projeto pedagógico
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).