JORNALISMO, PRODUÇÃO CULTURAL E LÓGICAS DE MERCADO: CONTRIBUIÇÕES DA FOLKCOMUNICAÇÃO PARA A ANÁLISE DO JORNALISMO CULTURAL
Abstract
Ao observar as dinâmicas da produção jornalística na área da cultura, o presente artigo enfoca a prevalência das lógicas de mercado na agenda midiática, criando tensões no processo de difusão da diversidade cultural brasileira. Para tanto, percorre marcos teóricos e contextuais relativos à produção cultural, com ênfase nas contribuições da teoria da folkcomunicação e nas suas repercussões para o estudo e a prática do jornalismo cultural. Este percurso tem como propósito
estabelecer diálogos entre as manifestações culturais e o fazer jornalístico, de modo a indicar as relações e os impasses na produção da cultura a partir dos processos de produção articulados pelo campo midiático.
Palavras-chave: Folkcomunicação; Jornalismo Cultural; Produção Cultural; Processos Jornalísticos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).