UMA GENEALOGIA DOS CONCEITOS NA TEORIA DA COMUNICAÇÃO: ESBOÇO DE UM PANORAMA
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v15i28.468Keywords:
TEOriAs dA COmuniCAçãO, EPisTEmOlOgiA, COnCEiTOs, CAmPO dA COmuniCAçãO.Abstract
Este texto retoma e desenvolve pesquisas anteriores sobre a genealogia dosconceitos nas Teorias da Comunicação. Foram examinados 43 livros sobre o tema publicados entre 1969 e 2016. A partir desse corpus, identificaram-se doze “Teorias da Comunicação” definidas, estudadas a partir de 133 aportes diferentes por 188 autores. Observou-se a um cânone restrito cercado por uma pletora de teorias. Esses dados são discutidos em três perspectivas: (a) o desenvolvimento histórico do cânone; (b) a apropriação de “teorias” na comunicação”; e (c) as articulações das teorias nas pesquisas contemporâneas.Downloads
Published
09/28/2018
How to Cite
MARTINO, L. M. S. UMA GENEALOGIA DOS CONCEITOS NA TEORIA DA COMUNICAÇÃO: ESBOÇO DE UM PANORAMA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 28, 2018. DOI: 10.55738/alaic.v15i28.468. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/468. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos / Artículos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).