NOVOS ARRANJOS ORGANIZACIONAIS NO JORNALISMO BRASILEIRO: INICIATIVAS NATIVAS DIGITAIS NO SETOR AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v15i29.505Abstract
Este estudo tem como objetivo compreender as novas estruturas de projetos nativos digitais com temas específicos para nichos de mercado e a forma como os processos colaborativos impulsionam novos modelos de negócios no jornalismo. Para esta pesquisa foram definidas três organizações jornalísticas especializadas na área de sustentabilidade e meio ambiente, no Brasil: Envolverde, InfoAmazonia e Ambiental Media. Os resultados preliminares indicam que as empresas informativas estudadas apresentam: equipe reduzida; gestão feita por jornalistas; nicho de mercado; equipe multidisciplinar; núcleos de colaboração para projetos específicos; e diferentes canais de receita. PALAVRAS-CHAVE: NATIVOS DIGITAIS; ESTRUTURA ORGANIZACIONAL; JORNALISMO AMBIENTAL; COLABORAÇÃO.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).