O CONCEITO DE JORNALISMO PARA OS PÚBLICOS: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO COM MORADORES DE JOINVILLE (BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i33.625Keywords:
JOINVILLE [BRASIL]. CONCEITO DE JORNALISMO. PÚBLICOS. FENOMENOLOGIA.Abstract
A definição de jornalismo costuma ser objeto de discussões teóricas e profissionais, mas poucas pesquisas investigam o que os públicos pensam dessa prática social. Este artigo reflete em perspectiva fenomenológica sobre os conceitos de jornalismo enunciados por moradores de Joinville (Brasil), ouvidos em diferentes momentos de uma pesquisa-ação. Com base em análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com 23 representantes de diferentes estratos da população, constatamos que parte significativa dos públicos entende o jornalismo como apresentação de fatos ocorridos na realidade, integrador de indivíduos à sociedade, e que deve trabalhar com preceitos como verdade, imparcialidade, neutralidade e ética profissional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).