Pensar en la radio como plataforma
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1067Palabras clave:
comunicación, radio, plataformización, radio expandidaResumen
Este artículo es un ensayo teórico sobre el papel pionero de la radio en la plataformización de los medios de comunicación y sobre los desafíos a los que se enfrenta el medio, a nivel internacional y particularmente en Brasil, en el contexto de la digitalización de los medios de comunicación y de las industrias culturales. Defiende la importancia de un nuevo entorno regulatorio para los medios de audio, que asegure la diversidad en la oferta de bienes simbólicos de audio y permita contener el proceso de oligopolización en torno a unos pocos conglomerados tecnológicos, las llamadas big techs.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).