DE LO POLÍTICO AL COMÚN: PARA UN PODER CONSTITUYENTE PERMANENTE Y UN USO “SUBVERSIVO” DE LOS MEDIOS
Resumen
Resumen:
Concebir la esfera pública como un campo de contención y superar la supuesta autonomía de lo político, como se argumenta en este trabajo, lleva a replantear los mecanismos de funcionamiento de la vida colectiva en términos de implemento de la participación política y renovación de los dispositivos de la decisión dentro de un espacio de disputa y deliberación continua. El concepto de “común” se presta para definir este espacio, ya que implica un poder constituyente plural y permanente, capaz de dibujar un horizonte conflictivo de lo político. Por lo tanto, la comunicación política debe convertirse en práctica de construcción del común: ¿cómo imaginar un uso de los medios de comunicación que dé continuidad a la tensión constituyente?
Palabras-clave: Político; Común; Comunicación Política; Poder Constituyente.
Resumo:
Conceber a esfera publica como um campo de disputa e ultrapassar a presumível autonomia do político, como é argumentado neste texto, induz a repensar o funcionamento da vida coletiva em termos de implementação da participação política e da renovação dos dispositivos de decisão entre um espaço de disputa e deliberação contínua. O conceito de “comum” utiliza-se para definir este espaço, já que implica um poder constituinte plural e permanente, apto para desenhar um horizonte controvertido do político. Assim, a comunicação politíca deve chegar a ser uma prática de construção do comum: como imaginar a utilização da mídia que dê continuidade a tensão constituinte?
Palavras-chave: Politico; Comum; Comunicação Politica; Poder Constituinte.
Abstract:
Considering the public sphere as a field of contention and overcoming the supposed autonomy of the political power, as this paper argues, leads to review the operating principles of collective life in terms of implementing political participation and renewing decision-making processes in a space of dispute and continuous deliberation. The concept of ‘commonwealth’ may define this space, as it implies a plural and permanent constituent power, capable of drawing a conflicting horizon of the political power. Thus, political communication must become a practice of building this commonwealth: how can we think of using media in a way to keep constituent tension?
Keywords: Political; Commonwealth; Political Communication; Constituent Power.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).