A COMUNICAÇÃO, O ENSAIO E A COMPREENSÃO COMO MÉTODO: VIVER E PENSAR SOB O SIGNO DA INCERTEZA

Autores/as

  • Dimas A. Künsch Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v15i28.469

Palabras clave:

COmuniCAçãO, COmPreensãO, ePistemOlOgiA, ensAiO.

Resumen

Assumindo as promessas e limites do ensaio para uma mirada compreensiva sobre a Comunicação, o texto coloca esse gênero de escrita em conversa com a Comunicação em suas angústias teóricas e epistemológicas e em suas virtualidades práticas. A epistemologia que deriva da arte da compreensão dialoga por sua vez com a incerteza como categoria ontológica do pensar e do viver. O olhar compreensivo direciona os esforços por delinear os contornos da área de Comunicação para uma experiência cognitiva capaz de operar um conjunto de rupturas possíveis, para além da percepção ordinária da urgência da inter-, multi- e transdisciplinaridade.

Biografía del autor/a

Dimas A. Künsch, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Publicado

28.09.2018

Cómo citar

KÜNSCH, D. A. A COMUNICAÇÃO, O ENSAIO E A COMPREENSÃO COMO MÉTODO: VIVER E PENSAR SOB O SIGNO DA INCERTEZA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 28, 2018. DOI: 10.55738/alaic.v15i28.469. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/469. Acesso em: 4 dic. 2024.