ETNOCOMUNICAÇÃO ANCESTRAL E DECOLONIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A WEBRÁDIO YANDÊ

Autores/as

  • Pablo Nabarrete Bastos Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense.
  • Letycia Gomes Nascimento Mestranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i33.616

Palabras clave:

ETNOMÍDIA INDÍGENA, WEB RÁDIO YANDÊ, COMUNICAÇÃO DECOLONIAL, COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA.

Resumen

O artigo discute a etnicidade das comunidades indígenas brasileiras como fator decisivo em seus discursos midiáticos. A etnomídia indígena se diferencia da mídia hegemônica sobretudo com relação à “sabedoria do tempo”, aspecto central da ancestralidade indígena, vivenciada no cotidiano das comunidades. A partir de matrizes culturais constitutivas, a Webrádio Yandê dilata as fronteiras conceituais da comunicação comunitária, de acordo com o desenvolvimento teórico de Peruzzo (2006). Metodologicamente, desenvolvemos este artigo com base em pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores da Webrádio Yandê.

Biografía del autor/a

Pablo Nabarrete Bastos, Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.  Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo PACC-UFRJ. Seus trabalhos importantes são: MST e Escola Nacional Florestan Fernandes: formação, comunicação e socialização política (2017), Desafios políticos e dialógicos ao Projeto de Reforma Agrária Popular do MST (2018). E-mail: pablobastos@id.uff.br.

Letycia Gomes Nascimento, Mestranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS) e do Laboratório de Pesquisas Aplicadas do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (LaPA). Editora assistente da Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano. Atualmente pesquisa na área do etnojornalismo, e as estratégias de resistência cultural indígena através dos meios de comunicação no Brasil. 

Publicado

19.09.2020

Cómo citar

BASTOS, P. N.; NASCIMENTO, L. G. ETNOCOMUNICAÇÃO ANCESTRAL E DECOLONIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A WEBRÁDIO YANDÊ. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 33, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i33.616. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/616. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social