JORNAL SEM PATRÃO: O ‘PRETO NO BRANCO’ NO ENFRENTAMENTO DA DITADURA MILITAR

Autores/as

  • Camila Escudero Universidade Metodista de São Paulo
  • Helder Marques de Sousa Coelho Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i33.624

Palabras clave:

IMPRENSA ALTERNATIVA, DITADURA MILITAR, COOPERATIVAS DE JORNALISTAS, JORNAL PRETO NO BRANCO.

Resumen

Este estudo enfoca a experiência do Preto no Branco, criado pela Cooperativa dos Jornalistas de Santos – Jornacoop (1979-1980). O objetivo é discutir, no contexto das conexões entre história e comunicação, as formas de comunicação da história, tendo como recorte o conteúdo do periódico sobre ditadura militar. Destacam-se ainda a ênfase na história do jornal e sua inserção no panorama da imprensa alternativa. Para isso, fizemos uso de pesquisa bibliográfica e documental, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas. Entre os principais resultados, indica-se que o jornal se destacou por sua relativa longevidade e por seu caráter cooperativista, além de ter destacado e registrado a ditadura militar em Santos, cidade brasileira bastante penalizada pelo regime.

Biografía del autor/a

Camila Escudero, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), com período de pesquisa na University of Illinois at Chicago (UIC), no Latin American and Latin Studies Program, com bolsa de Doutorado-Sanduíche da FAPERJ. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), com bolsa CAPES. Pós-graduada em Língua Portuguesa (2011) e Jornalismo Internacional (2002) pela PUC-SP. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Pesquisa principalmente a temática: Imigração, Identidades e Comunicação. Tem experiência no mercado de Comunicação (impresso e online) e em docência, na ECO-UFRJ, Universidade Metodista e UNIFAI. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo.

Helder Marques de Sousa Coelho, Universidade Metodista de São Paulo

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.

Publicado

19.09.2020

Cómo citar

ESCUDERO, C.; COELHO, H. M. de S. JORNAL SEM PATRÃO: O ‘PRETO NO BRANCO’ NO ENFRENTAMENTO DA DITADURA MILITAR. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 33, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i33.624. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/624. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos livres / Artículos libres