IMAGINÁRIOS URBANOS E O GRUPO LGBT+: A COMPREENSÃO DAS CONDIÇÕES DE GÊNERO NA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v20i37.715Palabras clave:
Imaginários Urbanos, LGBT, Condições de gênero, CidadeResumen
Nesse artigo, tratamos das afecções do grupo LGBT+ e dos impactos de suas condições de gênero na teia social e nas estruturas simbólicas do espaço urbano. Para tal, trazemos comparações históricas de vivências urbanas LGBT+ na América Latina, com foco nas cidades de São Paulo e Brasília. Apresentamos, ao final, os resultados de uma pesquisa realizada a partir da metodologia de Imaginários Urbanos de SILVA (1992) em Brasília, demonstrando como seu uso pode trazer contribuições para a criação de ações afirmativas e políticas públicas que mitiguem as violências sofridas por este grupo no espaço urbano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).