Repensar la "humanidad"
límites de un concepto en la prensa y notas para superar la deshumanización
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.967Palabras clave:
Jornalismo, Colonização, Democracia, RaçaResumen
Resumen: Las concepciones de democracia y humanidad desde una perspectiva occidental y liberal fueron fuertemente adoptadas por la prensa brasileña. Así, al tiempo que publicita temas derivados de la desigualdad social del país, este aparato corteja a sistemas económico/políticos que exacerban esas mismas desigualdades. Como resultado, tenemos la continuidad de un discurso sobre la humanidad en el que lo humano es casi siempre sinónimo de blanco, varón y dueño de mayor capital. En este artículo, proponemos la adopción de la humanidad a través de lecturas interseccionales y no coloniales por parte del periodismo como formas de superación de modos de decir y hacer deshumanizantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).